terça-feira, 30 de setembro de 2008

Meus tesouros

Um dos maiores presentes Divinos , com certeza são nossos filhos!!!

“Do sonho aos ares” – Santos Dummond

Durante toda nossa vida nos deparamos com muitos sonhos e vários obstáculos. Isso fica visível ao assistir ao vídeo de Santos Dummond.
Para o contexto daquela época o sonho de voar era quase que impossível. Se tomarmos como referência os avanços tecnológicos no transporte aéreo fica claro percebermos a evolução tecnológica.
Atualmente não conseguimos mais conviver sem a presença da tecnologia em nosso cotidiano, principalmente a informática devido ao sistema de globalização em que estamos inseridos e a rapidez das informações que a internet proporciona.
Hoje em dia tudo está acontecendo de uma forma muito rápida, numa velocidade assustadora, por isso precisamos estar atentos e inseridos nessas mudanças e acompanhá-las.
Como educadores também nos deparamos com uma infinidade de desafios, de inovações, mudanças, adaptações. Se nossa intenção é melhorar o quadro educacional não podemos ficar fora das evoluções que nos cercam. O que nunca pode nos faltar é a vontade de melhorar e conquistar novos caminhos aliados a nossa criatividade e aos avanços tecnológicos.
Com pequenas ideias podemos mudar nossa maneira de trabalhar em sala de aula, tornar nossas aulas mais significativas e atraentes usando como recurso as tecnologias educacionais.
“Com a chegada da Internet nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo ensino aprendizagem. Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professoras, de alunos com alunos, de professores com alunos.” (MORAN).
O acesso a Internet tem sido uma constante na minha vida , tanto como forma de comunicação entre amigos e familiares via e-mail e Orkut, bem como na formação pessoal durante os cursos que realizo à distância como os disponibilizados pela SEED ( GTR, Grupos de estudos) e também uma outra Graduação no Curso de Pedagogia.
Como demonstrou tão bem o vídeo devemos persistir nos sonhos e buscar realizá-los, portanto as ferramentas tecnológicas precisam fazer parte da minha ferramenta de trabalho.

Educação Inovadora - José ManuelMoran

De acordo com o texto de Moran:"Aprendendo com e ao longo da vida", é interessante como o autor define as várias concepções de educação. Dentre algumas ele afirma que educação é um processo lento de aprender. No entanto aquilo que é significativo em nossas vidas incorporamos com maior facilidade.
Diante de tantos conceitos de educação um ponto profundo é quando Moran enfatiza que o processo de aprender é mais eficaz quando a pessoa sente-se motivada internamente a querer conhecer coisas novas e assim procura mudar seu comportamento, atitudes e os valores ao longo de sua vida.
O autor também demonstra que obter conhecimento apenas focando o lado profissional, acumular bens materiais ou status, aprende-se pouco. Por outro lado quando utilizamos a educação para enfrentarmos nossas crises, incertezas, fracassos em qualquer área, ela nos ajuda a encontrarmos forças para traçarmos novos caminhos e realizações.
Outro aspecto importante do texto é percebermos que podemos transformar o processo de aprendizagem na nossa vida permanentemente, de forma paciente, afetiva e com motivação.
Além disso o resultado será bem mais positivo na fase adulta do ser humano, pois é o momento em que já mostramos quem somos e geralmente nossos compromissos sociais, familiares e profissionais estão mais consolidados.
Entretanto cada tapa da nossa vida tem seus fascínios, seus motivos para gostar ou não de aprender. Assim, a escola deveria ser o espaço ideal de possibilidades para adquirir novos conhecimentos, porém muitos desistem mediante tantos obstáculos.
Enfim esse texto muito nos ajudam a nos autoavaliar e refletirmos que estamos em constante processo de aprendizagem, sendo que um dos maiores desafios que nós educadores temos é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, afetivas e realizadas. Como bem se coloca o autor:"De nada adianta saber muito, se não o aplicarmos em nossas vidas".

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Questão 3

Que resistências você tem com relação à tecnologia? Tais resistências estão relacionadas com um posicionamento crítico ou apenas com a dificuldade de lidar com tal aparato? (fonte:Lacerda, 2001,p.23)

O grupo chegou a seguinte conclusão:
- Barreira, pois muitos ainda têm dificuldades em manusear os aparatos tecnológicos;
- Questão de tempo e dedicação;
- Questão cultural, pois alguns ainda pensam que computador é um mero aparelho para entretenimento.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Reflexões sobre o vídeo: Fronteiras Digitais


A tecnologia e seus avanços em nossa vida é uma realidade da qual não podemos fugir. Ao educador, que realmente gosta de sua profissão, não resta outra opção, se não, a busca por mais conhecimentos e informações. Afinal, novidades tecnológicas estão surgindo a todo instante, e poderiam estar a serviço da educação.
Sendo assim, o aperfeiçoamento e aprimoramento de qualquer profissional são fundamentais para o bom desempenho de sua profissão. E na área da Educação não é diferente. Além de ter de aprender a lidar com as novas tecnologias utilizadas nas escolas, o professor precisa entender que o aluno de hoje é diferente dos jovens de 30, 50 anos atrás, pois é movido pelas rápidas e constantes mudanças da área tecnológica e tem fácil acesso a qualquer tipo de informação.
A inclusão de novas tecnologias à ação pedagógica só tende a aumentar sua interação com o mundo ou como dizem a sua inclusão digital. E mais do que isso, estimulando a curiosidade do aluno frente as tecnologias estaremos interagindo com a realidade do mundo atual.
Como mostra o vídeo, as tecnologias de sala de aula evoluíram do quadro-negro até o computador, logo o professor-educador não pode ficar para trás, sendo quase que “obrigado a acompanhar essa mesma evolução”, devendo aprender e se possível dominar as novas tecnologias que surgem a cada dia em nossa vida.
Diante dessas reflexões, nossas aulas não devem ser apenas explicativas, expositivas, com ou sem experiências, atividades diferenciadas, mas também capazes de com mais essa ferramenta que é a tecnologia, levar nossos alunos a pensarem e também interagirem com elas, para que esse cidadão ou futuro cidadão esteja também apto a desenvolver as tecnologias de seu tempo, não se espelhando apenas num passado de quadro e giz.

Conceituar Mídias e Tecnologias


Conceituar Mídias e Tecnologias
Atualmente as diversas atividades realizadas no nosso dia-a-dia só são possíveis com maior rapidez, graças a um complexo sistema de comunicação, que são as mídias. Mídias tais como o áudio, o vídeo, a ilustração, a animação, textos e hipertextos.
Pensando em tecnologia no seu contexto mais amplo; é resultado da cultura/criação humana, podemos dizer que utilizamos de muitas tecnologias o tempo todo, desde o momento em que acordamos, até mesmo durante o repouso noturno.
Acordamos com o barulho do relógio ou celular despertador, acendemos as luzes, ligamos a TV para assistir ao jornalismo. Usamos da tecnologia quando recebemos e fazemos uma ligação para um colega de trabalho.
Quando fazemos pesquisas na Internet. Quando ligamos o aparelho de DVD, dentre outras atividades diárias.
Pode-se dizer que as novas mídias são os computadores multimídia, CD - ROMS, discos laser, banco de dados portáteis, redes de videotextos, telefones e satélites de transmissão direta de televisão, entre outros.
Portanto, vivemos a tecnologia e as novas mídias em nossas atividades diárias, e que estas se tornaram necessárias no mundo atual.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

mensagem

olá Maranilde, tudo bem. Observe esta imagem