terça-feira, 23 de setembro de 2008

Reflexões sobre o vídeo: Fronteiras Digitais


A tecnologia e seus avanços em nossa vida é uma realidade da qual não podemos fugir. Ao educador, que realmente gosta de sua profissão, não resta outra opção, se não, a busca por mais conhecimentos e informações. Afinal, novidades tecnológicas estão surgindo a todo instante, e poderiam estar a serviço da educação.
Sendo assim, o aperfeiçoamento e aprimoramento de qualquer profissional são fundamentais para o bom desempenho de sua profissão. E na área da Educação não é diferente. Além de ter de aprender a lidar com as novas tecnologias utilizadas nas escolas, o professor precisa entender que o aluno de hoje é diferente dos jovens de 30, 50 anos atrás, pois é movido pelas rápidas e constantes mudanças da área tecnológica e tem fácil acesso a qualquer tipo de informação.
A inclusão de novas tecnologias à ação pedagógica só tende a aumentar sua interação com o mundo ou como dizem a sua inclusão digital. E mais do que isso, estimulando a curiosidade do aluno frente as tecnologias estaremos interagindo com a realidade do mundo atual.
Como mostra o vídeo, as tecnologias de sala de aula evoluíram do quadro-negro até o computador, logo o professor-educador não pode ficar para trás, sendo quase que “obrigado a acompanhar essa mesma evolução”, devendo aprender e se possível dominar as novas tecnologias que surgem a cada dia em nossa vida.
Diante dessas reflexões, nossas aulas não devem ser apenas explicativas, expositivas, com ou sem experiências, atividades diferenciadas, mas também capazes de com mais essa ferramenta que é a tecnologia, levar nossos alunos a pensarem e também interagirem com elas, para que esse cidadão ou futuro cidadão esteja também apto a desenvolver as tecnologias de seu tempo, não se espelhando apenas num passado de quadro e giz.

Um comentário:

MARA CRTE-PROINFO INTEGRADO disse...

Olá Rosangela
Sua postagem ficou 10!
Seu texto faz todso nós educadores a refletir sobre essas mudanças.