Tocando Experência
Poesia: “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade
O tema escolhido para a realização das atividades com textos literários foi a respeito do “amor” e como as pessoas costumam manifestar este sentimento.
Para introduzir a aula expliquei que estudaríamos um texto com o título: Quadrilha. Fiz um levantamento prévio das expectativas de leitura a partir do título apresentado.
Depois informei que o texto era uma poesia do autor Carlos Drummond de Andrade, onde os alunos puderam compartilhar o que já conheciam sobre esse autor.
Em seguida distribuí uma cópia do texto Ironias com o amor para realizarmos uma leitura compartilhada e discussão.
Ironias com o amor
O amor é um tema discutido por diversos veículos de comunicação da mídia: novelas, filmes, músicas, sendo até satirizado pelos programas humorísticos.
È comum também encontrarmos escritores brasileiros consagrados que abordam em seus textos, considerados literários, a problemática do amor. Isso é possível perceber nas poesias de Drummond, onde o amor surge como algo problemático, incompreensível, que transfigura o homem e o mundo.
Em alguns de seus poemas o escritor trata o amor de forma irônica e debochada. O casamento e o relacionamento amoroso são apresentados como temas sérios e elevada linguagem vulgar. Há conflitos entre o sentimento amoroso e o erotismo. Além de tratar o amor sob o ponto de vista das convenções sociais.
Na sequencia apresentei o vídeo na TV Multimídia com a poesia Quadrilha declamada pelo ator Paulo Autran.
Esse recurso serviu como motivação para que os alunos participassem ativamente da aula, expondo suas opiniões a respeito do sentimento amoroso e como esse tema vem sendo retratado pelos diferentes meios de comunicação.
Ao realizar as atividades foi necessário comentar um pouco mais sobre a vida e a contextualização histórica na qual o poeta Drummond está inserido, bem como, a forma como ele apresenta o amor nas suas poesias.
Na próxima etapa do trabalho distribui uma cópia da poesia para se fazer a análise mais aprofundada do texto, mostrando que ela tem duas partes distintas.
Quadrilha
“João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim
Que amava Lili,
Que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos,
Teresa para o convento
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia
Joaquim suicidou-se
E Lili casou-se com J. Pinto Fernandes
Que não tinha entrado na história.
Para aguçar a imaginação dos alunos realizei vários questionamentos sobre a primeira parte da poesia:
Use sua imaginação para descrever detalhadamente os personagens presentes na poesia de Drummond.
• Como seria João? Do que ele gostava?
• E Teresa?
• Faça o mesmo com os demais personagens.
Depois o mesmo trabalho foi explorado na segunda parte da poesia:
Imagine o porquê da atitude tomada pelos personagens na segunda parte do poema:
• O que provocou a ida de João para os Estados Unidos?
• E Teresa, por que decidiu ir para o convento?
• E os outros personagens, por que agiram daquela forma? O que os levou a agir conforme Drummond os apresentou na poesia “Quadrilha?
Produção individual escrita
Para a conclusão das atividades com o texto literário, os alunos foram convidados a elaborar um texto narrativo descritivo tendo como apoio os itens abaixo:
• Use a criatividade e acrescente elementos descritivos / narrativos à poesia “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade. Utilize como apoio o roteiro estabelecido pela professora. Dê um final bem interessante ao texto.
• Ao término de suas produções os alunos socializaram seus textos na sala de aula. Fizeram os ajustes necessários com a ajuda dos colegas e da professora para posteriormente digitá-los usando o Laboratório de Informática Paraná Digital.
• O trabalho de correção da produção escrita utilizando o laboratório de informática foi demorado, porém rico em conteúdo, pois deu para perceber a realidade de alguns alunos que mal conseguiam digitar seus textos.
• Outro ponto positivo desse recurso de correção dos textos foi discutir com os alunos a importância da revisão pessoal de seu textos, mesmos com a ajuda do recurso do computador ajudando-os a corrigir ( pontuação, acentuação, concordâncias e estética do texto).
• Após as devidas correções, os textos foram organizados na forma de um livreto para serem divulgados à comunidade escolar.
Reflexões sobre o trabalho desenvolvido
Espera-se que com esse tipo de atividade os alunos percebam que o poema fala dos desencontros amorosos que geralmente cercam a vida das pessoas e dos caminhos inesperados, que a vida trama para eles.
Percebam também a sensibilidade do poeta ao dar ao poema o título ”Quadrilha”, fazendo-lhe uma referência à dança das festas juninas em que, em certo momento, os casais vão trocando de pares até voltar a encontrar o seu.
Outro detalhe interessante do poema é que todos os personagens são tratados pelo prenome (João, Maria, Raimundo...) somente J. Pinto Fernandes é tratado pelo sobrenome, sinal de posição e destaque na sociedade da época. Ou seja, muitas vezes o casamento é visto como uma mera instituição ligada a status e aos interesses financeiros.
Além disso, o poema mostra a questão existencial, onde o destino frustra as esperanças e os sonhos das pessoas tomando caminhos nem sempre esperados.
Espera-se também que incentivando os alunos a tomarem gosto pela Literatura eles possam tornar-se usuários da Língua Materna, e consequentemente serão estimulados a perceberem as diversidades de opiniões entre os autores e textos que abordam a mesma temática em estudo.
Indicação de leitura Poesias: “Casamento do Céu e do Inferno”, “Quero me casar” - Drummond
Vídeo: http://www.listal.com/video/1506046
Obs. Desenvolvi essas atividades com alunos da 1ª série do Ensino Médio e Formação de Docentes.
Atividade 3: Links
Há 17 anos
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