segunda-feira, 13 de outubro de 2008

RELATÓRIO FINAL DO CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL

Realizamos o curso Introdução à Educação Digital, promovido pela Secretaria de Educação a Distância– SEED / MEC, que integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, voltado à formação de Professores e gestores da Educação Básica, visando à inclusão digital e social.
Para essa formação contamos com a contribuição da Assessora Pedagógica – CRTE – Loanda: Maranilde, onde foram desenvolvidos encontros semanais presenciais com carga horária de 20 h e atividades à distância também de 20 h, totalizando assim às 40 horas de curso.
No primeiro encontro a Formadora realizou uma dinâmica, onde os cursistas se apresentaram e elencaram suas expectativas com relação ao curso. Usamos um barbante que ao final formou-se uma teia. Refletimos sobre a importância da busca pelo conhecimento e as dificuldades que temos que enfrentar diante de tantas mudanças ocorridas na atualidade e que precisamos acompanhar tais evoluções. A teia faz parte desse contexto tecnológico.
Em seguida a assessora Maranilde fez uma explanação geral dos objetivos, metodologia e a forma de avaliação utilizada para esse curso. Como a maioria dos cursistas já tinha uma noção geral de como funciona alguns programas no ambiente Linux passamos a conhecê-los na prática.
Criamos uma pasta de usuário anotando nossas expectativas com relação ao curso para futuramente postar no nosso blog.
Para demonstrar uma metodologia para utilizarmos como prática pedagógica a Formadora compartilhou com os cursistas uma música com a temática das tecnologias na TV multimídia, muito interessante e atual.
Propôs como atividade à distância, onde nos organizássemos para apresentar outras músicas aos quais retratassem esse tema: o uso da tecnologia no cotidiano .
Discutimos em pequenos grupos algumas questões reflexivas envolvendo a tecnologia e seu uso na educação, tendo como referência o autor “Lacerda”. Essas conclusões também foram postadas no blog.
Outro conteúdo desenvolvido no curso foi criar uma conta no Gmail para em seguida criar nosso blog. Nesse momento do curso percebi que alguns cursistas tiveram dificuldades, pois infelizmente não havia computadores disponíveis para cada cursista para seguirem passo a passo cada comando da Assessora, assim alguns tiveram que criar seu blog em outro momento á distância. Vale ressaltar que puderam contar com a ajuda da nossa Formadora postando no seu blog o tutorial de como realizar essa atividade.
Nesse dia trabalhamos um pouco no nosso blog conhecendo algumas ferramentas disponíveis como: postar textos, imagens, vídeos, como excluir algo do blog etc. A cada encontro era nos solicitados algumas tarefas à distância: leitura de algumas unidades do material.
Uma atividade enriquecedora foi assistir ao vídeo “Fronteiras Digitais” para refletir e postar no blog. Esse vídeo me fez pensar como a Educação não consegue acompanhar a tantas mudanças tecnológicas que estão a sua volta e que muitas vezes achamos que não são ferramentas necessárias na nossa prática pedagógica. Adorei!
Outra atividade à distância foi conceituar Mídias e Tecnologias para postar no blog. Assim pouco a pouco estávamos tendo um maior contato com essa ferramenta que nos foi apresentada: o Blog e ao mesmo tempo refletindo a necessidade de colocarmos em prática recursos tecnológicos para enriquecer ainda mais as nossas aulas.
Aprendemos a visitar o blog dos nossos colegas de curso deixando-os alguns comentários em seus textos. Também como adicionar alguém em nosso blog. Percebi que atividades dessa natureza nos possibilitam a troca de experiências e percebermos nossas fragilidades diante aos aparatos tecnológicos aos quais não estamos acostumados a manusear.
“Gostei muito de assistir ao vídeo: Do Sonho aos Ares”, pois nos faz refletir nossos sonhos, desejos, derrotas e conquistas. Além disso, perceber que em pouco tempo muitas mudanças ocorreram em diferentes campos. Entretanto, poucas mudanças vêm sendo estabelecidas na educação. Daí a importância de aproveitarmos um curso como esse para aprendermos um pouco mais.
A assessora nos indicou o site: http://www.eca.usp.br/prf/moran para escolhermos um texto para leitura, refletir sobre ele e depois postar no blog. Achei essa atividade muito rica, pois não conhecia esse autor e os textos são maravilhosos.
Dentre as atividades desenvolvidas nesse curso, particularmente não consegui acompanhar as instruções da Assessora para criar Slides no Linux, precisei anotar as orientações e como o tempo é pouco para nos dedicarmos à prática no Laboratório do Proinfo, acabei criando os slides em casa no Windows, onde disponho de maior tempo. Tenho consciência que são ambientes diferentes, por isso me confundo um pouco. Com isso todo o processo de inserir os slides na Comunidade Slideshare e postar no blog tive dificuldades.
Além das leituras que continuamos a realizar em casa à distância foi nos solicitado que visitássemos o site www.youtube.com.br , pesquisássemos um vídeo interessante para uso em sala de aula justificando o porquê de nossa escolha. Eu postei o vídeo: Rosa de Hiroshima, pois já havia desenvolvido algumas atividades a partir dele com alunos do Ensino Médio, onde se envolveram bastante.
Para concluir as atividades, no último encontro, além da retomada dos conteúdos trabalhados, houve as trocas de experiências. Para isso os cursistas tiveram que apresentar uma proposta de trabalho com o uso das tecnologias aos quais tiveram contato durante o curso e socializar para os demais colegas. Esse momento do curso foi um dos mais importantes, a meu ver, pois possibilitou aos cursistas pôr em prática um pouco da teoria vista durante o curso. Sentir na pele as dificuldades que ainda encontramos ao lidar com as ferramentas tecnológicas aos quais foram postas nas escolas. Percebi que ainda estamos longe de sabermos utilizá-las para melhorar nossa prática pedagógica com qualidade. È claro que cabe ao professor buscar ajuda, tentar se aperfeiçoar o tempo todo, mas essa não é a realidade que deparamos em nossas escolas. Daí a importância dos Órgãos Governamentais investirem mais na formação continuada dos professores, quem sabe assim possamos sentir essa mudança.
Minha avaliação de modo geral foi positiva, pois tivemos a oportunidade de receber um material de ótima qualidade e de fácil compreensão. O que vai nos ajudar quando surgirem as dúvidas ao se trabalhar no ambiente Linux. A Assessora Pedagógica conseguiu transmitir os conteúdos e objetivos propostos pelo curso, sempre atenta às dificuldades dos cursistas. Colocando-se à disposição no NRE ou através dos e-mails para as eventuais dúvidas, além de tornar o ambiente um espaço acolhedor para os cursistas se interagirem.
Um ponto para se repensar seria em relação ao tempo destinado aos conteúdos, uma vez que não tínhamos um computador para cada cursista , assim muitas vezes perdíamos a chance de aprender na prática as teorias apresentadas. Penso que esse Programa de Formação Continuada em Tecnologia deveria ser contínuo, para se tornar comum em nossa prática e descobrirmos novas possibilidades de uso em sala de aula. Outra solicitação seria oferecer cursos por Área de Conhecimentos para preparação de aulas, com trocas de experiência com o uso das tecnologias já presentes nas escolas. Penso que mais importante do que saber manusear tais aparatos tecnológicos é saber utilizar e selecionar com qualidade os conteúdos a serem transmitidos para os alunos.
Enfim, espero ter conseguido atingir os objetivos propostos, pois gostei muito de ter participado desse curso e espero também poder participar da outra etapa de cem horas.

Um comentário:

MARA CRTE-PROINFO INTEGRADO disse...

Rosangela

Valeu pelo seu grande esforço!
Você consegui vencer todas as etapas do curso "Introdução à Educação Digital"
Gostei muito de trabalhar com você!
Um abraço
Maranilde